Somos um grupo de manezinhos da Ilha (ou quase) apaixonados pelo mar, pelas baleeiras e pelas coisas de Florianópolis.

Luciano Luiz Dias

Neto de pescador do Ribeirão da Ilha, cresceu ouvindo seu avô Mário contar as aventuras vividas dentro destas embarcações, desde os tempos em que ainda eram usadas para caça dos maiores mamíferos do mar. Com amor e zelo cuida da “Marião”, a baleeira do seu pai, batizada em homenagem ao avô.

 

Por essa relação tão próxima com a embarcação, foi o dono da ideia do site, amadurecida durante os anos em que frequentou o curso de Técnico em Construção Naval, no Senai, em Itajaí (SC). Foi de lá que trouxe a experiência para fazer o levantamento histórico e a orientação técnica que nortearam o trabalho.

 

É também grande parceiro das pessoas ligadas ao mar em SC, distribuindo diariamente por redes sociais a previsão do tempo. Atualmente é aluno do curso Técnico em Meteorologia no IFSC de Florianópolis. Pescador e mergulhador, é um homem do mar em sua essência.

Gisele Dias

Irmã do Luciano, foi a primeira convidada a embarcar no projeto do site e aceitou a aventura. Jornalista, formada pela UFSC em 1994, usou toda a sua experiência profissional (e seu sotaque mané) para entrevistar os proprietários das baleeiras e traduzir em palavras todo o carinho que cada um revelou pela embarcação.

 

Como jornalista, tem longa carreira em assessorias de imprensa e já recebeu menção honrosa no prêmio IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) de jornalismo ambiental. Como manezinha, é uma apaixonada pelas histórias dos pescadores e, em alguns momentos, até acredita ser uma bruxa da Ilha.

Cristina Nicolazzi Gallo

Jornalista e fotógrafa com mais de 30 anos de experiência no mercado nacional, teve seu trabalho fotográfico premiado algumas vezes, como no concurso Mulheres Fotografando Mulheres.

 

Em seu currículo, constam trabalhos pelo Ministério da Cultura, O Estado de São Paulo, Carta Capital, Agência Senado, Brasil Telecom e Jornal Correio Brasiliense, entre outros.

 

Só tem um defeito: não é manezinha da Ilha. Mas é como se fosse. Por um “acidente” nasceu em Porto Alegre, mas veio para Florianópolis ainda bebê, onde cresceu e fincou raízes que se traduzem na sensibilidade das lindas fotos que ilustram o site e registram a história das baleeiras da Ilha.

Frank Maia

Mais um jornalista e mais um quase manezinho. Carioca de nascimento, adotou Santa Catarina ainda criança, e se fixou na Ilha. Foi o responsável pela identidade visual do projeto, desenvolvida a partir da criação da logomarca Baleeiras da Ilha. Ilustrador reconhecido nacionalmente e muito requisitado no meio sindical catarinense, empresta seu traço inconfundível para charges e ilustrações que vão direto ao ponto.

 

Para renovar as energias está sempre pronto para um passeio na praia, especialmente o Sambaqui, bairro com quem tem especial ligação. Se orgulha de nunca ter morado longe do mar e de não enjoar embarcado. Com seu humor típico de chargista, afirma categoricamente que queria ter guelras. 

Rogério Mosimann

Apesar do sobrenome meio gringo, esse também é manezinho raiz. Jornalista, mestre em geografia, é diretor proprietário da Infomídia Comunicação e Marketing, empresa responsável pelo design do site. Atua há pelo menos 25 anos com desenvolvimento e manutenção de web-sites, consultoria em projetos web e marketing digital.

 

Quando não está no escritório, sempre acha um tempinho para remar na prancha de stand up, o que lhe mantém perto do mar e em sintonia com a natureza.

Copy link
Powered by Social Snap