Na angústia de manter essa história viva, uma equipe de profissionais se uniu com o objetivo de eternizar as baleeiras em fotografias e nas histórias contadas por seus proprietários. O resultado deste sonho está concretizado aqui.
Foram dias durante o ano de 2021 percorrendo praias da porção insular da capital catarinense, desbravando recantos desconhecidos, mesmo para a equipe composta de nativos da cidade. Em cada recanto, uma nova história, um novo olhar apaixonado para o que é mais do que uma embarcação, é quase um estilo de vida, uma opção por se manter fiel às origens.
Nas histórias aqui contadas, é possível ver a sensibilidade dos proprietários ao risco de sumiço da baleeira, a admiração de cada um pelas características únicas dela. Seu formato e modo de construção faz dela uma embarcação veloz e fácil de manobrar. A segurança ao navegar é também um diferencial, tanto para pescaria como para passeio. É um barco ao mesmo tempo rústico, valente e belo.
Aqui neste site você vai conhecer baleeiras mais novas e outras bem velhinhas. Algumas estão em pleno uso. Outras estão há muito tempo “puxadas”, ou seja, repousando em seus ranchos à espera de um convite para o mar. Vai ver que o amor por elas não respeita limites de idade, tem gente idosa, mas também tem muito jovem empenhado em manter sua baleeira como um testemunho de uma parte da história de Florianópolis. Em todos os relatos, um ponto em comum: o amor quase fraternal entre um homem e seu barco.
A realização do sonho de realizar esse site só foi possível graças ao apoio conquistado por meio do edital nº 992, do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Florianópolis. O conteúdo deste site foi apresentado aos professores das redes pública e privada da capital catarinense, com o intuito de servir de apoio para atividades pedagógicas.
A você, desejamos uma boa leitura. Embarque conosco nessa aventura de preservar a memória das Baleeiras da Ilha.